Orações entoadas na Shumei

As três principais orações da Shumei são o Amatsunorito, o Zenguensanji e o Kamigoto. O Amatsunorito é entoado com mais frequência nos Sampais e sessões particulares de oração, pois em geral é recitado diariamente. Com base em antigos textos budistas, o Zenguensanji é o único dos três grandes cânticos composto por Meishusama. Em comparação com os outros, que são entoados principalmente por seu som, o Zenguensanji coloca ênfase especial no significado de suas palavras. É um hino a uma nova era na qual o Céu vem à Terra, e as imagens da oração devem ser mantidas em mente durante a entoação. O Kamigoto é o mais longo dos cânticos da Shumei e é usado três vezes ao ano, nas datas de 03 de fevereiro, 30 de junho e 31 de dezembro. O Kamigoto também pode ser entoado quando houver uma necessidade especial de purificação ou quando uma nova resolução for tomada. Entoar o Kamigoto é uma boa maneira de dissipar a opacidade espiritual causada por várias transgressões ou escolhas insensatas, pois ele ajuda a manter nosso coração aberto e puro.

Finais ligeiramente diferentes fecham cada sessão do cântico se a sessão for composta por uma ou duas orações. Geralmente é feita uma pausa antes do último refrão, onde silenciosas orações individuais podem ser oferecidas.

O conceito kototama, de que existem poderes especiais nos sons das palavras, também está intimamente relacionado ao tradicional papel que os cânticos têm desempenhado em todas as culturas. A pureza espiritual da pessoa que entoa os cânticos afeta o grau de energia emitida pelas palavras. Conforme a clareza do tom espiritual da pessoa vai se refinando, sua capacidade de influenciar o mundo também aumenta. Palavras ditas com uma intenção virtuosa são mais eficazes em dissipar as impurezas espirituais, enquanto palavras cruéis, sem sentimento ou consciência, fazem o oposto. Os cânticos podem nos alinhar ao propósito, ao poder e ao ritmo da natureza. Eles podem nos colocar em harmonia com Deus. Assim como um músico afina seu instrumento antes de tocar, o cântico harmoniza nosso tom interior.

Na Shumei, é comum se curvar em reverência e bater palmas três vezes, tanto antes como depois de entoar as orações. Antes de iniciarmos, nos reverenciamos três vezes. A primeira é leve e reconhece a presença de alguém de coração aberto diante de Deus. A segunda e a terceira são mais arqueadas e expressam profundo respeito e gratidão. Esta reverência é seguida de três palmas, simbolizando o mundo divino, o mundo espiritual e o mundo físico. Elas também significam a unidade do corpo, mente e espírito. Seus sons bruscos limpam a mente, nos trazendo para o momento presente, e nos tornam mais receptivos às bênçãos de Deus.

A entoação geralmente termina com uma profunda reverência e três palmas. Se alguém está entoando onde há um Altar de Luz da Shumei, essa pessoa estará em direção a este Altar de Luz.